Sobre

Não há registro da palavra “entabulário” no dicionário e sim de sua forma regular, o verbo no infinitivo “entabular” (v.t. Entabuar –  Principiar, encetar: entabular conversa, estabelecer: entabular relações). Entabulário então, o blog, tal como sugere o significado da palavra, pretende ser terra fecunda, próspera, início da prosa. É o café com pão de queijo que engravida a vontade da palavra. 


Sou natural de Divinópolis/MG mas resido em Contagem/MG desde o primeiro ano de vida. Graduei-me em redes de computadores e, entre outras atividades, tento fazer músicas, composições, poesia, trabalhar em alguns blogs, etc. Escrevi o livro “Algozes” (2000) e cantei em algumas bandas de rock. Desde a década de 80 participei ativamente de grupos e coletivos musicais e de cultura como as bandas Paz Armada e Urbi Et Orbi, Drops 80 e Verbo Vitrola Motor Band, além de diversos projetos solo. Também participei algumas vezes de Festivais nas categorias Música e Poesia inéditas. Tenho textos publicados em sites e blogs na internet, além de algumas coletâneas de poetas brasileiros como as da Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Mantenho o portal cultural “Conexão Contagem Alternativa” e participei também do movimento de mesmo nome nas décadas de 80 e 90. Guardo e pretendo desenvolver um trabalho “arqueológico” de resgate dos valores da cena musical da cidade de Contagem através da descoberta de material referente à produção artística das décadas de 80 e 90 para a produção de um documentário sobre o tema. Atualmente estou mais atuante nas redes sociais onde posto meus textos, clipes musicais e videopoemas e no meu blog Entabulário.

Onde me encontrar:

Audiovisual:

Documentário:

Em 2016 produzi o projeto Tributo à Conexão Contagem Alternativa em que a banda Verbo Vitrola Motor Band interpretou canções das bandas de rock de Contagem da década de 80 para a gravação do documentário Conexão Contagem Alternativa que se encontra em fase de produção. (Praça da Jabuticaba – 25/09/2016)

Sites:

Literatura:

  • Algozes (2000) – Independente
  • Antologia de Poetas Brasileiros Conteporâneos” número 23 – Pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores
  • UniVersos – Antologia Poética – Pela editora Sesoko Art Studio

Música:

  • Paz Armada (1989/90)
  • Urbi Et Orbi (1990/91)
  • Verbo Vitrola Motor Band (2013/2016)
  • Drops 80 (2014/2016)

Foto: Evandro Parreiras

2 comentários Adicione o seu

  1. Thiago Pimentel disse:

    Prezado Anderson. Sou assistente da Patrícia Pillar. Estamos fazendo uma Live chamada Nordeste pela Vida, que será realizada neste domingo dia 19 de julho as 15h00, exibida pelo Multishow e pelo youtube. O Lázaro Ramos fará a apresentação, e ele gostaria de declamar a poesia O Dia do Abraço. Todo dinheiro arrecadado com a Live será 100% destinada para as brigadas de combate ao coronavírus no Nordeste. Você cederia o uso da poesia? Informações do evento:
    Live Nordeste Pela Vida
    Domingo, dia 19 de julho
    Duração: 3 horas
    Live ao vivo apagada após a exibição.
    Live será também veiculada pelo Canal do Multishow (TV e Youtube)

    A Live vai reunir alguns nomes da música nacional em um evento único, com objetivo de arrecadar recursos financeiros e bens materiais como EPIs, notebooks, aparelhos celulares e oxímetros de pulso para auxiliar no combate à covid 19 na região.

    As doações serão feitas para as Brigadas Emergenciais de Saúde (equipes de saúde da família que atuam em locais vulneráveis), através do Projeto Mandacaru, uma plataforma virtual de colaboração voluntária.

    Apresentação: Lázaro Ramos

    Participação: Patricia Pillar

    Algumas participações musicais: Djavan, Daniela Mercury, Lenine, Zeca Baleiro, Geraldo Azevedo Chico César, Elba Ramalho, Roberta Sá, Duda Beat entre outros.

    Todos os participantes do projeto são voluntários.
    Os artistas doaram seus cachês.
    Os patrocínios são 100% destinados para a causa.

    1. Olá, Thiago! Obrigado pelo contato. Fico feliz em colaborar cedendo o uso do poema “Dia do abraço” para leitura na live Nordeste pela vida, peço que sejam dados os créditos autorais, por favor. Desejo muito sucesso a vocês e que a ajuda alcance abundantemente aos que necessitam muito. Que chegue logo o dia do abraço!

      Anderson Ribeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.