Cada macaco no seu galho clonado

Cada macaco no seu galho clonado

É notório o fato do homem, diferentemente dos outros animais desprovidos de pensamento racional, ser capaz de produzir meios tecnológicos específicos para cada aplicação visando o uso coletivo. O fato é que, na generalização das necessidades, desfaz-se então, o homem, da individualidade inerente e específica de cada ser. O ritmo desenfreado e absoluto dos avanços tecnológicos anula a cada dia as relações interpessoais. O que antes era despretensiosamente humano torna-se, parafraseando Pierre Lévy, um verdadeiro projeto político que admita a cidade contemporânea sendo povoada por máquinas, microorganismos, forças naturais, equipamentos de silício e de cimento, tanto quanto por humanos.

A atualidade é passado distante em pouco tempo. Os desenvolvedores de tecnologia, ávidos por implementá-las logo, dão aos consumidores diferentes respostas iguais, coletivas. Valores outrora tidos como tradicionalmente indispensáveis ao bem estar de uma minoria, ou mesmo do indivíduo, extinguem-se. O Tempo que fluía, segundo Frei Beto, ao ritmo das estações, corre tão surpreendentemente quanto um infarto. Um por todos e todos por todos. É o indivíduo globalizado.

Mesmo sabendo criar, a vida contemporânea se esvai destemperada, sem provas ou degustação prazerosa (por falta de tempo). Cada qual com seu querer igual ao do vizinho mais próximo e também do mais distante; é como se assim fosse. A tecnologia criada ignora seu criador se assim se fizer necessário para a construção de uma nova tecnologia.

Texto acerca das idéias de Pierre Lévy no livro As Tecnologias da inteligência.

Anderson Ribeiro


Descubra mais sobre Anderson Ribeiro

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.